Estão já agendadas as primeiras sessões de promoção de literacia digital, no âmbito do projeto da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central (RIBAC) e com o apoio da DGLAB através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços em Bibliotecas Públicas Municipais - PADES.
Estas sessões, dirigidas a famílias da região do Alentejo Central, estão a decorrer numa primeira fase na Biblioteca Municipal de Portel.
O projeto: "Ler e crescer em família" desenvolvido pela RIBAC e apresentado pela CIMAC ao apoio da DGLAB no âmbito do PADES, visa promover as bibliotecas no território, tendo como público-alvo as famílias da região. Nesse âmbito, e em função da necessidade de atrair novos públicos, considerou-se a aposta, para além da promoção das literacias, utilização das TIC e renovação das coleções, também na capacitação dos profissionais das bibliotecas municipais de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e da Biblioteca Pública de Évora, estando agendadas para o final de fevereiro duas das sessões previstas e que decorrerão nas instações da CIMAC.
Com um investimento total de 370.263€, financiado pela DGLAB em 204.126€, o Projeto irá desenvolver-se até 31 de dezembro de 2021, com os seguintes objetivos:
1. Oferecer coleções atualizadas e diversificadas, através da aquisição de livros de ficção para crianças, jovens e adultos, periódicos e jogos didáticos, indo ao encontro das necessidades e gostos das famílias do Alentejo Central;
2. Melhorar os serviços digitais nas bibliotecas;
3. Realizar atividades de promoção da leitura para as famílias;
4. Realizar atividades de combate às iliteracias digitais, económicas e sociais da sua população, nomeadamente através de sessões de capacitação e discussão de temas pertinentes nestas áreas;
5. Capacitar os recursos humanos das bibliotecas que integram o projeto para a prestação de novos serviços e/ou melhoria dos existentes.